CI

Recorde de cadastros de produtos biológicos no Paraná

Adapar registra recorde no cadastro de produtos biológicos e similares


Foto: Pixabay

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapar) do Paraná alcançou um recorde de 104 cadastros de produtos biológicos e similares até o mês de outubro em 2023, conforme divulgado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

Este marco representa um avanço nos sistemas de oferta de insumos para os agricultores, indicando uma desburocratização a nível federal, impulsionada pelos incentivos estaduais que contribuíram para o aumento na disponibilidade desses insumos. A coordenadora do programa Cadastro de Agrotóxicos, Suzana Carvalho, destaca que o uso de biológicos promove equilíbrio na agricultura. "O uso de produtos biológicos favorece o equilíbrio na agricultura, mantendo por exemplo insetos benéficos, menor carga ambiental e toxicológica e sendo mais uma ferramenta de manejo” ressalva Suzana.

A defesa agropecuária do Estado incentiva produtos biológicos e similares, oferecendo vantagens como redução de taxas e prioridade de análise para o cadastro. Além do aumento quantitativo, nota-se uma diversificação nos ingredientes ativos, com destaque para produtos fitoquímicos, predadores e parasitoides.

A relevância desses produtos é evidenciada no controle do psilídeo Diaphoria citri, vetor da bactéria causadora do Greening nos citros, um desafio significativo para a citricultura brasileira. Atualmente, o Estado conta com 17 produtos cadastrados, incluindo microbiológicos como Beauveria bassiana e Isaria fumosorosea, além da azadiractina (óleo de neem), aprovada para agricultura orgânica.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.