CI

Eficiência de substâncias atrativas na captura de moscas-das-frutas em goiabeiras em Itapecuru-mirim

Eficiência de substâncias atrativas na captura de moscas-das-frutas em goiabeiras em Itapecuru-mirim


O experimento foi conduzido em pomar comercial de goiaba (Psidium guajava L.) cultivar ‘Pêra Vermelha’, localizado no município de Itapecuru-Mirim (MA), na Comunidade Magnificat, visando a adotar um sistema de manejo integrado de moscas-das-frutas através do monitoramento com armadilhas do tipo frasco caça-moscas (modelo garrafa plástica) e atraentes de alimentação. O delineamento estatístico adotado foi o de blocos inteiramente casualizados, com cinco tratamentos e quatro repetições, sendo: suco de laranja (50%), acerola (30%), goiaba (30%), maracujá (30%) e solução de açúcar cristal a 10 %. Verificou-se que o suco de maracujá (30%) e a solução de açúcar cristal (10%) foram mais atrativos para os adultos de Anastrepha distincta Greene, A. sororcula Zucchi, A. striata Schiner,  A. obliqua Macquart e A. serpentina Wiedemann.

 

Veja o artigo na integra clicando aqui.

 

Autores: Raimunda Nonata  Santos  Lemos, Cinara Mey Carvalho Silva, José Ribamar Gusmão Araújo, Luiz Joaquim Macatrão Pires Costa, José Rogério Jesus Salles

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.