CI

Agricultura Racional alia MIP e produtos biológicos ao sistema convencional

Diminuição de agroquímicos com aumento de eficiência


 

Agricultura Racional é um conceito no qual os métodos do Manejo Integrado de Pragas (MIP) e produtos biológicos são adotados em conjunto com o sistema convencional. O resultado é uma diminuição drástica de uso agroquímicos com aumento de eficiência.

Uma das técnicas é o monitoramento de pragas, que alerta para o momento correto de entrar com o controle – seja ele químico ou biológico. Isso é feito somente quando a praga está no local e em níveis que representem efetivamente um risco, porém muito antes de que venha a ocorrer um dano.

“Produtores de maçã no sul do Brasil usam a feromônio para monitorar as principais pragas da cultura desde 1998. Com o uso de técnicas de MIP, conseguiram diminuir ao menos 10 aplicações de inseticida por safra, diminuindo o dano na fruta de mais de 7% para menos de 1%. Nestes 19 anos acredita-se que deixaram de ser aplicados em torno de 4 milhões de litros de agrotóxicos, com claro benefício econômico para os produtores, para o ambiente natural e para a sociedade”, afirma Leandro Mafra, diretor da empresa Isca Tecnologias.

Segundo ele, além de monitorar, os produtores de maçã no sul do Brasil usam feromônio para controlar as principais pragas da cultura desde 2007. “Com o uso de feromônio conseguiram eliminar o uso de agrotóxico e quebrar barreiras alfandegárias que impediam a exportação para mercados exigentes como Europa e Japão. Hoje produtores de maçã usam o feromônio para chegar na safra sem problemas na colheita”, diz Mafra.

“Com semioquímico, que é a comunicação química entre seres vivos, é possível fazer coisas maravilhosas, já que os insetos e plantas estão naturalmente usando cheiros para se comunicar e se beneficiar da interação. Um destes exemplos é o uso de um feromônio de marcação usado pela abelha para avisar as outras abelhas que encontrou um lugar com plantas com muita seiva e pólen”, explica. 

Ele cita como exemplo o produto Apis Bloom, que é formulado com este feromônio de marcação: “produtores de frutas conseguem que as abelhas visitem as flores e resulte em uma ótima polinização e consequentemente ótima frutificação”.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.