CI

Basf lança fungicida Spot para controle do mofo branco no feijão

Ingredientes ativos Boscalida e Dimoxistrobina


A Basf anunciou o lançamento do fungicida SpotTMSC para o controle efetivo do mofo branco na cultura do feijão. De acordo com a fabricante, o produto reduz as estruturas de resistência (conhecidas como escleródios) combinando dois mecanismos distintos de ação com os ingredientes ativos Boscalida e Dimoxistrobina.

O pesquisador da Embrapa Dr. Maurício Meyer alerta que o mofo branco pode causar perdas de até 70% na lavoura de feijão, caso não seja prevenido ou controlado. A doença ocorre principalmente em altitudes acima de 600 metros, temperaturas amenas e alta umidade no solo – por isso a cultura do feijão irrigado é mais favorável ao aparecimento do fungo.

A doença, que inicialmente atingia plantações da região Sul do país e era menos frequente em locais mais quentes (como a Região Centro-Oeste), hoje está disseminada em diversas regiões do Brasil. “Se o controle não for feito de forma adequada, os escleródios podem sobreviver por um período de até 11 anos”, alerta Stael Prata, gerente de Marketing para Cultura do Feijão da Basf. 

“O controle químico é uma das ferramentas essenciais para reduzir a incidência do mofo branco, principalmente com o tratamento de sementes e aplicações foliares”, completa Stael. O produto SpotTMSC está registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento sob o nº 0516.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.