CI

Céleres: Transgênicos vão crescer 3,9% na safra 2015/16

O número representa 90,7% da área brasileira de soja, milho e algodão



De acordo com projeção da consultoria Céleres, o cultivo de sementes transgênicas de soja, milho e algodão vão totalizar 44,2 milhões de hectares na safra 2015/16. O número representa nada menos que 90,7% da área brasileira plantada dessas três culturas.


Segundo a Céleres, a “entrada de novos eventos geneticamente modificados aumenta o leque de opções ao agricultor, alocando as tecnologias de acordo com o seu manejo. A tendência para as três culturas é de que os eventos com genes combinados estejam cada vez mais presentes nas lavouras”.

Isso porque estão previstos transgênicos complementares aos existentes no mercado, com maior espectro de controle de insetos (desfolhadores e de solo) e com tolerância a outros herbicidas (2,4-D, herbicidas do grupo das imidazolinonas, herbicidas do grupo “fop”, dicamba).


“É imprescindível que as empresas detentoras continuem a desenvolver novas tecnologias que possam variar o manejo do agricultor, mas contando com a imprescindível colaboração do principal usuário desta tecnologia no campo, utilizando as culturas transgênicas de forma consciente, adotando o manejo correto, fazendo o refúgio e a bordadura ao semear culturas com genes de resistência a insetos, rotacionando culturas, fazendo o monitoramento, dentre outras ações que protejam e aumentem a vida útil dos produtos geneticamente modificados”, conclui o estudo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.