CI

Com 80% da área semeada, preocupação na soja gaúcha é com Helicoverpa armigera

Agrônomo Carlos R. Dellavalle Filho confirma forte infestação da lagarta



“O novo ciclo de soja já se iniciou e as primeiras lavouras apresentam um desenvolvimento normal, em geral bom enraizamento, boa nodulação, e muitos produtores já iniciaram controles pontuais de lagartas”. A afirmação é do engenheiro agrônomo Carlos R. Dellavalle Filho, que confirma forte infestação de Helicoverpa armigera no Rio Grande do Sul.


“A área semeada já ultrapassa os 80% no RS, encaminhando-se para a reta final. O que mais preocupa os produtores rurais na atual safra são as lagartas, em especial a Helicoverpa armigera e a ferrugem asiática, que poderá estar presente mais precocemente nas lavouras. Tais pragas e patógenos merecem atenção. A maioria dos nossos produtores sabe desta situação e já enfrentou a ferrugem e as lagartas em 2013, de maneira forte”, comentou ele à Folha do Nordeste.

O especialista destaca a importância de observar são aspectos relativos a tecnologia de aplicação, tais como bicos, vazão e principalmente o horário das aplicações dos produtos fitossanitários. “Estamos observando temperaturas acima dos 33 graus durante o dia, o que muitas vazes podem ocasionar fitotoxidade quando aliado a fatores como baixa umidade do ar”, explica.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.