CI

Experiências do Sistema Campo Limpo integram programação do Enfisa 2015

Evento ocorre entre os dias 18 e 22 de maio em Salvador


Entre os dias 18 e 22 de maio, o inpEV – instituto que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas para a destinação das embalagens vazias de seus produtos -, integrará a programação do Encontro de Fiscalização e Seminário Sobre Agrotóxicos (Enfisa 2015). A presença do instituto no evento, que acontecerá no Hotel Pestana de Salvador (BA), será durante os seminários.
 
Durante os seminários do dia 21, será apresentada, às 11h, a palestra “Logística reversa de agrotóxicos impróprios”, ministrada pelo diretor-presidente do InpEV, João César Rando e moderada pelo Sr. Armando Nascimento da Agência de Defesa Agropecuária do Estado da Bahia (ADAB). Para o diretor-presidente, não há momento mais adequado do que o Enfisa para o instituto compartilhar e debater a adoção de práticas responsáveis como as realizadas pelo Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos). E completa: “No primeiro trimestre do ano, o Sistema destinou de forma ambientalmente correta 10.933 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas em todo o país. Comparado ao mesmo período de 2014, a logística do material alcançou um crescimento de 4%”.
 
Além da palestra no dia 21, o inpEV participará do painel “Logística reversa de agrotóxicos impróprios – o que muda com a resolução CONAMA 465”. Estarão presentes os gerentes de Operações do inpEV, Antonio Carlos do Amaral e Paulo Ely, e a Gerente de Sustentabilidade, Maria Helena Calado. As discussões temáticas, que acontecerão no dia 19, estão previstas para ocorrerem das 14h às 18h.
 
O Enfisa é uma realização da Coordenação Geral de Agrotóxicos e Afins (Mapa/SDA/DFIA/CGAA) e da Adab. Sete entidades de representação do setor de insumos agrícolas apoiam o evento: Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), Associação Nacional de Defensivos Genéricos (Aenda), Associação Nacional de Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), inpEV, Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (Abifina), União dos Fabricantes Nacionais de Produtos Fitossanitários (Unifito) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA).
 
Para mais informações acesse www.enfisa.net.
 
Sobre o Evento
O ENFISA reúne profissionais comprometidos com a segurança do produto vegetal que chega à mesa de consumidores no Brasil e no exterior. É através das ações de fiscalização de agrotóxicos que os produtos não-conformes, ilegais ou contrabandeados são retirados de circulação, que o produtor e o revendedor que não atendam à legislação são identificados e autuados. Portanto, a fiscalização de agrotóxicos e afins é crucial para assegurar a idoneidade destes importantes insumos.
 
Sobre o inpEV
O inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é uma entidade sem fins lucrativos criada pela indústria fabricante de defensivos agrícolas para realizar a gestão pós-consumo das embalagens vazias de seus produtos de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002. A legislação atribui a cada elo da cadeia (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) responsabilidades compartilhadas que possibilitam o funcionamento do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos).
 
Fundado em 14 de dezembro de 2001, o inpEV entrou em funcionamento em março de 2002. Desde então, o instituto integra os diversos elos da cadeia, coordena as atividades para a destinação do material e promove ações de conscientização e educação. Formam o rol de associados do inpEV mais de 100 empresas e nove entidades representativas da indústria, dos canais de distribuição e dos agricultores.
 
Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.