CI

Greening dificulta produção de laranja no Paraná

Cooperativa Cocamar tenta conter o avanço da doença


O avanço do greening, conhecida doença nos cultivos de laranja, tem aumetando os custos de produção no estado do Paraná. A doença já possui um índice acumulado de 5,39% em Paranavaí e 9,47% em Londrina. As informações foram reveladas por Leandro Teixeira, gerente de Produção Agrícola da Cocamar Cooperativa Agroindustrial, durante a Semana da Citricultura, em Cordeirópolis, São Paulo.


"Como o custo de produção tem se elevando bastante, por conta do greening e da mão-de-obra utilizada no combate à doença, a única saída é a elevação da produtividade e o Paraná precisa sair na frente", afirmou Teixeira. Ele ainda anunciou que a cooperativa manterá um rígido controle de manejo nos pomares dos 351 agricultores associados com 10 agrônomos trabalhando exclusivamente nesses 11 mil hectares.

"O plantio de laranja precisa primeiro de autorização da Agência de Defesa Sanitária do Paraná e todo cultivo precisa de definição do agrônomo, que recomenda a variedade, porque o plantio depende (da escala de processamento) da indústria processadora da cooperativa. O agrônomo
define ainda todo o manejo até a entrega da fruta para a colheita, que também é monitorada pela cooperativa", explicou o gerente de Produção Agrícola.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.