CI

Liberada parceria da Monsanto com Dow na área de genética de soja

Cade aprova desenvolvimento da tecnologia Intacta RR2 PRO®



A Dow Agrosciences Sementes e Biotecnologia Brasil recebeu autorização do governo brasileiro para trabalhar com a tecnologia de soja Intacta RR2 PRO®. O acordo para licenciamento já havia sido assinado com a Monsanto do Brasil, que é a detentora legal da patente, e agora foi liberado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) – autarquia vinculada ao Ministério da Justiça que tem como objetivo orientar, fiscalizar, prevenir e apurar abusos do poder econômico.


O licenciamento concedido pela Monsanto Brasil não é exclusivo para a Dow Dow Agrosciences, mas permite que a empresa desenvolva, teste, produza e comercialize variedades de sementes de soja contendo a tecnologia Intacta RR2 PRO®. A nova tecnologia transgênica confere tanto a tolerância ao glifosato como resistência a insetos. 

De acordo com a Monsanto, a RR2 PRO® apresenta “excelente proteção contra as principais lagartas da cultura da soja: lagarta da soja (Anticarsia gemmatalis), lagarta falsa medideira (Chrysodeixis includens e Rachiplusia nu), lagarta das maçãs (Heliothis virescens) e broca das axilas ou broca dos ponteiros (Crocidosema aporema), além de supressão às lagartas do tipo Elasmo (Elasmopalpus lignosellus) e Helicoverpa (H. zea e H. armigera)”.


O aval para a parceria foi assinado pela Superintendência-Geral do Cade sem nenhuma restrição. A oficialização foi feita através de despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU). A Monsanto já licenciou sua tecnologia Intacta RR2 PRO® no Brasil para as empresas Coodetec (Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola Ltda.), Don Mario Sementes Ltda., Nidera Sementes Ltda. e Syngenta Proteção de Cultivo Ltda.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.