CI

Liberado defensivo biológico Rizotec para controle de nematoides

Bionematicida à base do fungo Pochonia chlamydosporia


 

A Rizoflora Biotecnologia obteve na última semana a aprovação de registro no Brasil para uso comercial do Rizotec – produto elaborado a partir de um fungo para o controle de nematoides. Essa é a primeira liberação de um bionematicida à base do fungo Pochonia chlamydosporia, e será comercializado no País para uso em soja, milho, algodão, olerícolas e fruteiras.

Ele explica que o fungo Pochonia chlamydosporia mata ovos e fêmeas de nematoides e é considerado um agente muito eficiente para controle biológico desses patógenos. Além disso, faz uma associação benéfica com a raiz da planta, promovendo o aumento da produção e melhorando a resistência à seca. 

A criação do Rizotec demandou R$ 3 milhões em investimentos e foi testado para agir especificamente sobre nematoides, permanecendo ecologicamente sustentável. De acordo com a fabricante, foi possível elevar a produtividade em torno de 10%.

“Esse é um grande marco na história da Rizoflora, sobretudo porque buscávamos o registro do Rizotec desde 2010. O produto é inovador e 100% orgânico. É preciso ressaltar que a conquista do registro só foi possível graças ao intenso trabalho colaborativo no seu desenvolvimento com a UFV, por meio do Instituto de Biotecnologia Aplicada à Agropecuária (Bioagro). Por fim, foram fundamentais a Comissão Permanente de Propriedade Intelectual (CPPI) da Universidade e a liderança das pesquisas em nematologia do professor Leandro Grassi de Freitas, do Departamento de Fitopatologia da UFV”, ressalta Gustavo Moreira Mamão, diretor da Rizoflora. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.