CI

Municípios do RS comemoram o Dia Nacional do Campo Limpo 2015

No RS as atividades serão promovidas por oito centrais de recebimento


Mais de 100 unidades de recebimento de embalagens de defensivos agrícolas pós-consumo de 22 estados promoverão atividades de conscientização ambiental
 
Comemorado há mais de dez anos, em 18 de agosto, o Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL) já reuniu cerca de um milhão pessoas de todo o Brasil. Em 2015, a tradicional celebração reunirá os envolvidos no Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos), entre eles o inpEV – instituto que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas na destinação desse material – e as comunidades do entorno das centrais de recebimento de embalagens vazias para compartilhar os resultados e benefícios gerados por esse sistema que é referência no país e no mundo.
 
No Rio Grande do Sul, as atividades serão promovidas por oito centrais de recebimento. As cidades que comemorarão são: Alegrete, Boa Vista do Incra, Capão do Leão, Dom Pedrito, Giruá, Passo Fundo, São Luis Gonzaga e Vacaria. Serão mais de 100 unidades de 22 estados comemorando a data.
 
Para celebrar, grande parte das centrais realizam o dia de Portas Abertas, quando a central abre suas portas para a comunidade. Na ocasião, os visitantes podem conhecer as etapas do trabalho realizado por uma unidade de recebimento, além de participar de atividades culturais e educacionais que incentivam a preservação do meio ambiente.
 
As outras modalidades de celebração são o DNCL na escola (convite às escolas para promover, por conta própria, atividades como: gincanas, apresentação teatral, exposição de desenhos, passeios ecológicos e materiais produzidos em sala de aula relacionados à conservação do meio ambiente e reconhecimento ao Sistema Campo Limpo), a Ação Comunitária (estímulo ao envolvimento da comunidade em iniciativas pela conservação ambiental), o DNCL Universitário (inclui palestras, oficinas e visitas para apresentar o Sistema para estudantes universitários) e o Dia de Campo (consiste em apresentações e entrega de materiais para agricultores sobre a importância da logística reversa e sobre técnicas para fazer a tríplice lavagem).
 
Segundo João Cesar M. Rando, diretor-presidente do inpEV, desde o início das operações do Sistema, em 2002, até o momento já foram destinadas mais de 330 mil toneladas do material. “A existência do Sistema permitiu, por exemplo, que 447 mil toneladas de CO2 deixassem de ser emitidas - volume que corresponde a um milhão de barris de petróleo que deixaram de ser extraídos”. Para ele, o Dia Nacional do Campo Limpo é o marco desse sucesso, é o momento de compartilhar com todos essa iniciativa que gera resultados positivos para o meio ambiente e sociedade.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.