CI

Paraguai lança soja resistente à ferrugem

Resistente também à “Podridão cinza da raiz”


O Instituto de Biotecnologia Agrícola (Inbio) lançou no Paraguai sua segunda variedade de soja resistente à ferrugem asiática (Phakopsora phachyrhizi). De acordo com a engenheira agrônoma Estela Ojeda, assessora técnica da instituição, a oleaginosa Sojapar R24 estará disponível para a próxima temporada comercial.

O Inbio já havia lançado a primeira variedade paraguaia de soja resistente à ferrugem, a Sojapar R19, que foi plantada na safra atual. Segundo Estela, as duas cultivares foram totalmente desenvolvidas no país vizinho, mediante uma aliança público-privada entre a entidade e o Instituto Paraguaio de Tecnologia Agrária (IPTA).

“A variedade Sojapar R24 está na fase de multiplicação, enquanto a Sojapar R49 e a Sojapar M42 estão em fase final, mas próxima, de pesquisa”, ressaltou a assessora do Inbio. Ela explica que a variedade lançada agora também é resistente à doença conhecida como “Podridão cinza da raiz” (Macrophomina phaseolina).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.