CI

Produtores de Butiá (RS) investem no cultivo de frutas

Dentre as cultivares mais expressivas estão o pêssego, que tem uma área de sete hectares no município, e a uva, com uma área de cinco hectares


Produtores do município de Butiá passaram a se dedicar ao cultivo de frutas desde a década de 1990. No entanto, é a partir de 2001, com o incentivo da Emater/RS-Ascar, que a produção e a variedade de cultivos passa a ser ampliada. Atualmente 16 produtores estão cultivando pêssegos, ameixas, uvas de mesa e amora-preta. Dentre as cultivares mais expressivas estão o pêssego, que tem uma área de sete hectares no município, e a uva, com uma área de cinco hectares.


A Emater/RS-Ascar auxilia os fruticultores promovendo, juntamente com o grupo, um planejamento de atividades. O extensionista da Emater/RS-Ascar João Carlos Marques salienta que a cada ação a ser desenvolvida no ciclo das culturas é feita uma reunião técnica com demonstração de métodos aos produtores, para que eles possam observar e realizar o manejo adequado nas lavouras e aplicar com segurança novas tecnologias.

Em 7 de agosto, próxima quinta-feira, será promovida pela Emater/RS-Ascar uma reunião técnica na propriedade de um produtor de videiras, onde serão demonstrados os tratamentos adequados para o período de inverno.

Nesta época do ano, o trabalho da Emater/RS-Ascar está condicionado à realização de tratamentos de inverno, como poda, recomendação de adubação adequada e elaboração de tratamentos fitossanitários, necessários durante o período vegetativo.

No final do ano, a intenção da Associação de Fruticultores é promover, juntamente com a Emater/RS-Ascar, a Prefeitura de Butiá, a Associação de Artesãos de Butiá (Abart) e os sindicatos Rural e dos Trabalhadores Rurais, um evento que envolva todo o setor primário do município.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.