CI

Simbiose lança inseticida microbiológico BeauveControl para mosca-branca

Produto também é acaricida


 

A Simbiose Agrotecnologia Biológica anunciou nesta quarta-feira (19.05) o lançamento do inseticida e acaricida microbiológico BeauveControl para o combate à mosca-branca (Bemisia tabaci). Resultado de pesquisas desenvolvidas em parceria com instituições nacionais, o produto tem como base o fungo entomopatogênico Beauveria bassiana.

De acordo com a fabricante, trata-se do produto mais concentrado do mercado, destacando-se entre os demais inseticidas microbiológicos à base de B. bassiana. O gerente de pesquisa da Simbiose, Dr. Artur Soares, conta que os produtores ainda controlam a mosca-branca com inseticidas sintéticos, necessitando várias aplicações durante o ano.

A prática provoca uma alta pressão de seleção, o que ocasiona a resistência da mosca branca aos produtos sintéticos. “O BeauveControl é biológico e altamente eficiente, tornando-se uma alternativa viável de controle deste inseto, trazendo benefícios para a agricultura e o meio ambiente”, explica Dr. Artur Soares.

Com cerca de 1 mm, a mosca branca tem uma elevada capacidade de dispersão e reprodução entre as culturas, além de reduzir significativamente a fotossíntese das plantas. Um levantamento da Embrapa Arroz e Feijão de 2013 aponta que a praga causou ao menos R$ 1 bilhão em prejuízos apenas no estado de Goiás. A praga está presente em praticamente todos os estados brasileiros. 

O inseto prejudica as lavouras de diversas maneiras: “De forma direta, através da alimentação dos tecidos da planta, retardando o desenvolvimento e perda de produção. Indiretamente, atua na transmissão do geminivírus e secreção de substâncias açucaradas, levando ao desenvolvimento de um fungo conhecido como fumagina, ocasionando uma redução da fotossíntese e, consequentemente, da produção,” conclui o gerente de pesquisa da Simbiose.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.