CI

Simbiose lança NemaControl: biológico contra nematoide na soja

Para controle do “Nematóide das lesões


A Simbiose anunciou o lançamento do NemaControl, o primeiro produto biológico registrado no Brasil para o controle do “Nematóide das lesões” (Pratylenchus brachyurus). Esse patógeno é uma das mais maiores ameaças à cultura da soja, sendo responsável por perdas de pelo menos 10% da safra, de acordo com dados da Embrapa.
 
“Nós isolamos um microrganismo do solo brasileiro, o Bacillus, que tem o poder natural de controlar os nematoides do solo, principalmente, o Pratylenchus. Comparando com os produtos convencionais, as moléculas químicas, o NemaControl teve uma eficácia superior às moléculas hoje existentes no mercado de controle, com dosagens menores e de forma 100% sustentável, biológica, sem trazer riscos de intoxicação para os aplicadores”, explica o diretor da Simbiose, Marcelo de Godoy Oliveira.

De acordo com a fabricante, o Bacillus que compõe o NemaControl atua formando um biofilme protetor ao redor da raiz, e conforme ocorre a colonização, liberam-se no solo alguns antibióticos e toxinas, os quais são produzidos pela bactéria. 

“O nematoide é um verme de planta que vive no solo e é guiado via exsudato radicular. Ele não tem olho, tem sensores químicos, que identificam o exsudato radicular da planta, e quando ela o libera, o nematoide identifica a raiz. Por consequência da colonização com NemaControl, ele vai modificar essa conformação química ao redor da raiz, e consequentemente inibirá o nematoide de enxergar o sistema radicular da planta,” explica o gerente de pesquisa da Simbiose Dr. Artur Soares.

A Doutora em Agronomia e professora da Universidade de Passo Fundo Carolina Deuner explica que “esse nematoide causa muitos danos, pois desencadeia lesões nas raízes, que impedem que o sistema radicular da planta absorva água e nutrientes. Além disso, o fato de não termos cultivares de soja com resistência genética a nematoides dificulta o controle dessa praga”. 

Danie Martini Sanchotene, diretor do instituto de pesquisas agronômicas Biomente, relata que o produto demonstrou “um controle mais eficiente do que outros produtos que a gente vem testando. Verificamos que o NemaControl, além de ter um controle imediato na redução da penetração dos fitonematoides, mantém a população abaixo por um período mais longo”.

O produtor Henrique Perlin, do município de Cruz Alta (RS), observou aumento de produtividade em sua propriedade, que possui cerca de 750 hectares: “Eu verifiquei diminuição de reboleiras e consequentemente alta na produtividade. Nas áreas com nematoides, a minha produção caia para 15 sacas de soja por hectare. Depois que comecei a usar o NemaControl, padronizei a produtividade, alcançando 65 sacas por hectare”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.