CI

Sistema de Análise de Risco de Pragas é lançado pelo Mapa

O sistema permitirá que os processos sejam analisados com mais rapidez e eficiência


O sistema permitirá que os processos sejam analisados com mais rapidez e eficiência

Começou a funcionar nesta terça-feira (12) o Sistema de Análise de Risco de Pragas (SIARP), que permitirá a automatização dos processos de Análise de Risco de Pragas (ARP) e a integração de pesquisadores, fiscais e colaboradores no levantamento de fichas de pragas, bem como na criação de banco de dados para uma análise mais precisa e subsídios adequados para tomada de decisão no estabelecimento dos requisitos fitossanitários.


“Atualmente o Departamento de Sanidade Vegetal (DSV) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento recebe dezenas de pedidos por semestre referentes à Análise de Risco de Pragas. E a estruturação não permitia tratá-los de maneira célere e eficiente, nem tampouco priorizar de maneira adequada os processos mais importantes”, afirmou o diretor do DSV, Luís Eduardo Rangel.


De acordo com o diretor, o software integrará inicialmente os centros colaboradores, as entidades de pesquisa e aqueles fiscais federais agropecuários que foram capacitados na elaboração de ARPs. “A expectativa é de que tenhamos um ganho de eficiência nas avaliações dos processos de análise de risco com um aumento da equipe dedicada ao tema de maneira remota, otimizando os recursos e estrutura do Mapa para esta atividade”, comentou Rangel.


ARP

A Análise de Risco de Pragas é a atividade prevista na legislação e na convenção internacional de proteção dos vegetais, que visa avaliar previamente todos os riscos inerentes ao trânsito de vegetais e suas partes entre os países durante o comércio internacional, para evitar a entrada de pragas quarentenárias de risco para a agricultura nacional.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.