CI

Vespa é capaz de combater broca-da-cana e helicoverpa, aponta estudo

Inseto encontrado nos canaviais pode auxiliar no controle biológico


Uma vespa encontrada nos canaviais do Mato Grosso do Sul pode auxiliar os produtores rurais no controle biológico da Helicoverpa armigera e da broca-da-cana. Em países como Austrália, China, Paquistão e África do Sul, o parasitoide Tetrastichus howardi (Hymenoptera: Eulophidae) já mostrou resultados promissores tanto no controle na fase de pupa quanto na fase de lagarta.

A vespa age da seguinte forma: a fêmea coloca seus ovos no interior das lagartas e a larva completa todo seu ciclo alimentando-se, justamente do conteúdo interno dos insetos (Helicoverpa armigera e broca-da-cana).

Para o pesquisador Harley Nonato de Oliveira, chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agropecuária Oeste (MS), os experimentos realizados já apresentaram resultados satisfatórios. "As pesquisas iniciais têm apresentado resultados promissores, mas precisamos conhecer melhor o comportamento desses parasitoides e avançar nos estudos para que, no futuro, eles possam ser inseridos nos programas de controle biológico de forma que incrementem os resultados de controle da praga-alvo", destaca.

Durante os estudos também foram ressaltados os defensivos agrícolas que não afetam os inimigos naturais da broca-da-cana, apontada como uma das maiores pragas da cana-de-açúcar. Além de eficaz, o controle biológico por meio desta vespa contribui com a sustentabilidade ambiental reduzindo a quantidade de inseticidas químicos utilizados no controle de pragas. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.