CI

“Aumento dos custos” é o maior problema apontado por produtores rurais

Apontado por 55% dos entrevistados no IC Agro da Fiesp/OCB



O aumento dos custos de produção foi apontado por 55% dos produtores agropecuários brasileiros como a maior preocupação no último trimestre de 2014. É o que revelam dados do Índice de Confiança do Agronegócio (IC Agro), apurado pelo Departamento de Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) em conjunto com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).


O gasto maior na lavoura cresceu muito entre os problemas enfrentados pelos agricultores. No levantamento realizado no trimestre imediatamente anterior, esse item aparecia em terceiro lugar na lista. Na pesquisa atual, as variáveis “clima”, com 53% dos votos, e “falta de trabalhador qualificado” (34%) apareceram como a segunda e terceira maior preocupação, respectivamente.

“Se por um lado [a alta do dólar] impacta positivamente no aumento dos preços das commodities, por outro, encarece parte significativa dos insumos agropecuários”, afirma Antonio Carlos Costa, gerente do departamento do agronegócio da Fiesp.

Ainda 67% dos agricultores responderam que pretendem investir para aumentar o padrão tecnológico de suas lavouras. Entre estes, 77% mencionaram que pretendem comprar “sementes mais produtivas”. Logo em seguida vêm “controle de pragas, erva daninhas e doenças” e “fertilizantes diferenciados”, com 47% das intenções de investimentos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.