CI

Algodão: excesso de chuvas causou perdas de até 750 kg/ha em regiões de MS

Colheita está prestes a ser concluída no estado



Em Mato Grosso do Sul a cultura de algodão se encontra em fase final de colheita. Na região Sul do estado à colheita já foi encerrada, sendo providenciada a destruição de soqueiras e plantas tigueras. 

Na região de Chapadão do Sul e Costa Rica, maiores produtores da pluma, a expectativa é de uma boa produtividade e qualidade de fibra em suas áreas de cultivo, com média de 4.350 e 4.200 kg/ha, respectivamente, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Tanto nesta safra quanto na passada, a lagarta Helicoverpa Armigera e o Bicudo do algodoeiro (Anthonomus grandis) causaram danos econômicos e provocaram maior gasto com controle, o que reforça a necessidade de se realizar um vazio sanitário eficiente.

Na região de São Gabriel e Bandeirantes as lavouras apresentam bom potencial produtivo, sendo esperada produtividade de aproximadamente 3.750 kg/ha. Tal situação é justificada pelo excesso de chuvas em junho, que causou abortamento no terço inferior da planta, além de ocorrências de granizo, afetando também o ponteiro das plantas. 

Estima-se que algumas lavouras tiveram perdas de potencial de produção na ordem de 750 kg/ha. A área cultivada no estado apresenta uma redução de 5% em relação à safra passada, enquanto a produção esperada tem uma redução estimada em 7%.

A previsão é de que a oferta total de algodão em caroço nesta safra atinja 4.404,7 mil toneladas, representando um incremento de 32,3% em relação ao período anterior. Essa performance deverá redundar numa produção estimada de algodão em pluma de 1.734 mil toneladas, contra uma produção de 1.310,3 mil toneladas, verificadas na safra 2012/13.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.