CI

Chuva em MT ficou abaixo da necessidade para desenvolvimento do milho

As lavouras do milho 15/16 em Mato Grosso estão praticamente todas pendoadas atualmente, tendo a maior parte, aproximadamente 72%, aflorado em abril.


As lavouras do milho 15/16 em Mato Grosso estão praticamente todas pendoadas atualmente, tendo a maior parte, aproximadamente 72%, aflorado em abril. A análise é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que no último boletim, frisou que “nesse período, registrou-se pluviosidade média no Estado em torno de 52 mm, volume abaixo da necessidade hídrica das plantas na fase de reprodução”.

Em maio, segundo a entidade, “período em que 16,9% do milho ainda deve estar no estádio reprodutivo, a situação é crítica em relação à pluviosidade, visto que a previsão é de uma média de 10,4 mm em MT. Segue em paralelo neste mês a preocupação com as plantas que devem estar enchendo o grão, em torno de 77,7% do milho de MT”.

Em suma, conforme o Imea, “importantes processos na cultura do milho, que são decisivos para a boa produtividade da safra 15/16 em MT, estão sujeitos a um nível de pluviosidade abaixo do que é necessário, tanto na fase reprodutiva quanto na fase de enchimento dos grãos”.
 
 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.