CI

Chuvas danificaram 5% das lavouras de trigo do Rio Grande do Sul, diz Emater

Expectativa da Emater é de que a situação melhore, o que tende a limitar perdas


SÃO PAULO (Reuters) - As chuvas intensas que atingiram o Rio Grande do Sul recentemente trouxeram danos para cerca de 5 por cento da área semeada com o cereal no Estado, o segundo produtor nacional do cereal atrás do Paraná, informou nesta quinta-feira a Emater, órgão de assistência técnica do governo gaúcho.

"Na produção de grãos, a cultura com maior impacto é o trigo", disse a Emater em nota.

Segundo o órgão, 46 mil hectares plantados com trigo tiveram algum tipo de dano com relação à erosão de solo e perda de insumos (sementes e adubos).

A expectativa da Emater é de que a situação melhore, o que tende a limitar perdas.

"Nossa expectativa é que os próximos períodos sejam favoráveis para o desenvolvimento das culturas, em especial as da safra de inverno", disse analisa o presidente da Emater, Clair Kuhn, em comunicado.

Segundo ele, técnicos da instituição foram a campo para verificar os estragos causados pelas chuvas e sugerir a solicitação do seguro Proagro, quando for o caso. A Emater é responsável pela elaboração dos laudos que comprovam os prejuízos.

Anteriormente, as chuvas limitaram o plantio no Estado, reduzindo a estimativa de área plantada.

A Emater não apontou números da produção esperada de trigo.

As severas chuvas afetaram também a produção de frutas, como laranja, além de verduras e a produção leiteira.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.