CI

Chuvas em MT: alento de São Pedro

Chuvas registradas na semana passada trouxeram alento para os agricultores do Mato Grosso


As chuvas registradas na semana passada trouxeram alento para os agricultores do Mato Grosso, maior produtor de grãos do país. Após as últimas semanas de seca e altas temperaturas, as recentes precipitações permitiram a retomada, mesmo que de forma tímida, da semeadura de soja de verão da safra 2014/15. O trabalho no estado mato-grossense ainda segue abaixo do programado no início da temporada. De acordo com o boletim do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), apenas 1,7 milhão de hectares, o que representa 20% da área total, recebeu sementes. Nesta mesma época da temporada passada, mais de 4,2 milhões de hectares, metade da área total dedicada à oleaginosa no estado, estavam semeados.

Além do risco de redução da produtividade, o atraso nos trabalhos preocupa em relação ao potencial de área das culturas de segunda safra do Mato Grosso, como o algodão e, principalmente, o milho. Diante do cenário de incertezas, a expectativa é de que os produtores coloquem as máquinas agrícolas nas lavouras de forma a acelerar a semeadura para amenizar eventuais problemas no calendário da safrinha. Ainda de acordo com o Imea, esta semana será o divisor de águas para a consolidação da área e do potencial produtivo da segunda safra mato-grossense.

Estimativa

27,72 milhões de toneladas de soja serão produzidas pelo Mato Grosso na temporada 2014/15, de acordo com estimativa da Expedição Safra. A quantidade é 5,7% maior em relação a safra passada.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.