CI

Chuvas melhoram condições de lavouras do Centro-Oeste e Sudeste

Plantações de soja e milho já cultivadas devem ser beneficiadas


Plantações de soja e milho já cultivadas devem ser beneficiadas

A segunda-feira (27/10) começou com muitas áreas de instabilidade sobre a região central do Brasil e com isso há previsão de mais chuvas sobre os estados de Rondônia, Mato Grosso, Goiás, norte do Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo. As indicações são do boletim ClimaNews, produzido pelo agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, da Somar Meteorologia, em parceria com a Fundação MT.

"Essas chuvas irão beneficiar o desenvolvimento das lavouras de grãos, como soja e milho que já foram plantadas, bem como manter as condições favoráveis à continuidade do plantio da soja no Centro-oeste e Sudeste, além da região oeste da Bahia. E há previsão de mais chuvas para essa semana em todas essas regiões citadas acima, o que manterá as condições favoráveis tanto a continuidade do plantio das culturas de verão, como ao desenvolvimento das lavouras", elenca a publicação divulgada nesta segunda.

Segundo ClimaNews, em São Paulo e região centro-sul de Minas Gerais as chuvas só deverão retornar no final dessa semana, quando uma nova frente fria passará sobre a região. Até lá, o tempo seguirá firme e com baixa possibilidade para ocorrência de chuvas, aponta o agrometeorologista.

"Mas devido as chuvas desse final de semana, muitas regiões produtoras desses Estados tiveram seus níveis de umidade do solo elevados, o que proporciona uma melhora nas condições ao desenvolvimento das lavouras, principalmente de café, cana de açúcar e laranja. Além dessas culturas, com o aumento nos teores de umidade do solo há a possibilidade de iniciar o plantio das culturas de verão, como soja, milho entre outras, uma vez que o plantio dessas culturas estava paralisados devido ao tempo seco e quente das últimas semanas".

Ainda segundo o meteorologista, no Sul, o tempo seguirá aberto e sem previsões para chuvas até quarta-feira quando uma nova frente fria avançará sobre o sul do Rio Grande do Sul provocando chuvas sobre todas as regiões do Estado gaúcho. O tempo seco nesse início de semana proporcionará condições ideais a continuidade do plantio do arroz e a colheita do trigo, que seguem bem atrasadas em relação aos anos anteriores, cita Marco Antônio dos Santos.

Além disso, no Paraná o tempo mais seco já preocupa os produtores de soja da região oeste do Estado, já que os níveis de umidade do solo já começam a declinar. E as chuvas só deverão ocorrer nessa região a partir de quinta-feira, explica.

"Já no Maranhão e Piauí a semana será com possibilidade apenas para possíveis pancadas de chuvas isoladas, sendo que somente na próxima semana é que estão sendo previstas chuvas um pouco mais generalizadas, com isso as condições ainda não estão favoráveis ao início do plantio da soja e do milho".

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.