CI

Contraste argentino

Regiões do país vizinho já registraram quase 20% de perdas em função das adversidades climáticas



As lavouras de trigo da Argentina passam por altos e baixos neste início de temporada. Após deixar de plantar cerca de 100 mil hectares por causa do excesso de chuvas, os produtores do país vizinho veem a situação das plantações em condições totalmente opostas dependendo da região.

No entorno da província de Buenos Aires é onde estão as áreas mais prejudicadas pelas enxurradas das últimas semanas, conforme levantamento de campo dos técnicos da Bolsa de Buenos Aires. Mais de 18% do terreno plantado com o cereal ao Sudeste e Centro dessa localidade já tiveram algum tipo de perda e em caso de qualquer nova adversidade climática o potencial produtivo deve ser rebaixado ainda mais, informa a entidade. Diante do excesso de água, os produtores tiveram de readubar o solo.

Ao Norte do país é a seca que compromete a produtividade das lavouras. Apesar da baixa representatividade na produção nacional, a região está com o desenvolvimento mais adiantado em relação às demais províncias. Nas principais zonas de colheita de trigo, porém, as condições estão melhores. Houve reposição de água no solo após uma estiagem no início do plantio.

Área Efetiva

4,1 milhões de hectares de trigo foram plantados na Argentina neste ano, 13% a mais que o registrado no ciclo passado. Apesar do aumento, o país teve de revisar seus planos, que era de semear 100 mil hectares a mais que o efetivado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.