CI

Estiagem no Sudeste já afeta safras de café 2015/16

Estimativa de entidade ligada ao Ministério da Agricultura é que produtores tenham perda de 30%


Segundo a Agência EFE, os baixos índices de chuva que atingem a região Sudeste do Brasil já estão comprometendo a safra de café de 2015-2016 e têm gerado preocupação entre os produtores de Minas Gerais e São Paulo, principais estados exportadores do país. De acordo com uma análise do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea), que foi divulgada nesta semana, regiões como a Zona da Mata mineira e a Mogiana, em São Paulo, apresentam os piores cenários, com menos de 20% de toda a produção deste ano disponível para a venda.

Ainda de acordo com o Cepea, as maiores preocupações de produtores estão relacionadas às floradas da temporada 2015/16. O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café e o segundo maior mercado consumidor. A Procafé, entidade ligada ao Ministério da Agricultura, estima perda de pelo menos 30% da produção, previsão que pode aumentar caso não chova nos próximos dias. Ainda de acordo com a Procafé, o que tem garantido o ganho dos produtores em situação mais delicada são as altas cotações do grão neste ano, que alcançou a marca de US$ 2.010/tonelada na bolsa de Londres neste mês. No mesmo período do ano passado, os preços giravam em torno de US$ 1.500/tonelada.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.