CI

Expectativa para trigo no RS é bastante favorável, diz Dellavalle

Engenheiro agrônomo observou áreas com a cultura de inverno



A projeção de produção para a safra de trigo do Rio Grande Do Sul até o presente o memento é bastante favorável. Essa é a avaliação do engenheiro agrônomo Carlos Dellavalle Filho, que percorreu diversas áreas com as principais culturas de inverno nos municípios de Lagoa Vermelha, Capão Bonito do Sul, Sananduva e Caseiros.


“Nos últimos dias contamos com um clima de tempo bom durante a semana, com predominância de boa radiação solar. Também podemos observar que já houve a aplicação nitrogenada (ureia) em grande parte das áreas com o cereal de inverno na região, porém podemos observar um certo atraso na cultura, devido ao plantio um pouco mais tardio este ano pelas condições climáticas iniciais (alta umidade, chuvas, etc). A cultura está em fase vegetativa – perfilhamento”, explica ele. 

Dellavalle conta que está se observando, durante toda a semana, “uma grande amplitude térmica, passando muitas vezes de manhãs frias a tardes quentes, o que aumenta o nível de doenças foliares fúngicas, fato esse que nos coloca a intensificar o monitoramento das glebas com o cereal de inverno”.

“A ferrugem está fortemente presente em diversas áreas de aveia na região nordeste do RS favorecida pelo atual cenário climático. Manchas foliares, Oídio e ferrugem também já foram observadas em áreas com trigo. Já a geada ocorrida na semana anterior ocasionou danos maiores em culturas como a Canola e HF e em menor intensidade em algumas áreas de trigo”, relata.


O especialista alerta que “o importante nesse momento é evitar prejuízos de ordem econômica nas áreas, observando se há ocorrência de pragas ou doenças, e caso haja buscar um manejo adequado de forma rápida com acompanhamento técnico. O êxito no manejo das doenças ou pragas requer sua correta identificação, avaliação das condições que favorecem o seu desenvolvimento ou aparecimento e conhecimento das medidas de controle disponíveis”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.