CI

Mercado de drones para agropecuária vai gerar US$ 82 bilhões até 2025 nos EUA

Estudo aponta tendência mundial


De acordo com estudo do Bank of America e Merrill Lynch Global Research, o mercado de drones para agropecuária vai movimentar cerca de US$ 82 bilhões até 2025 apenas nos Estados Unidos. Esse indicador aferido na maior economia mundial é um termômetro do que deve ser uma tendência mundial nos próximos anos.

Os drones e vants (veículos aéreos não tripulados) já são uma realidade na agricultura de precisão, trabalhando como um braço da tecnologia da informação no monitoramento de pragas e doenças, contagem de mudas, pés e animais, análise de áreas para aplicação de defensivos e fertilizantes e diagnóstico de falta de água ou nutrientes, entre outras ações. “A agricultura é o que certamente vai puxar o mercado de drones daqui em diante”, afirmou à Agência Datagro o especialista em tecnologia de drones para a agropecuária, Northon Napoleão.

De acordo com ele, essa expansão se justifica pela combinação da redução de custos (equipamentos e mão de obra) com ganhos de eficiência na execução das tarefas. “Dependendo do equipamento e da necessidade, os drones podem também executar tarefas mais complexas como semeadura e aplicação de insumos em áreas que são de difícil acesso para as máquinas agrícolas tradicionais”, explica.

Em relação aos custos dos equipamentos, que hoje são altos, Napoleão projeta que gradativamente os drones se tornarão mais acessíveis também aos pequenos produtores. Isso porque devem aumentar o número de empresas fazendo a montagem destes equipamentos. “Com isso, o agricultor não vai precisar ter um drone de ‘griffe’ para obter um bom resultado. Um equipamento montado poderá atender suas necessidades”, conclui.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.