CI

Queda de preços não inverte ciclo de expansão da soja, diz FCStone

Consultoria estima produção de 93 milhões de toneladas



Num momento em que as previsões sobre a próxima colheita brasileira de soja vão de 91 milhões a 100 milhões de toneladas, a consultoria FCStone aponta para 93 milhões de t. A estimativa considera tendência de crescimento de 6,3% na colheita na comparação com 2013/14.

O ciclo de expansão do plantio segue planejamento de médio e longo prazos e não será interrompido pelo fato de a oleaginosa ter perdido lucratividade, consideram os técnicos. A consultoria prevê que a oleaginosa chegue a 31,24 milhões de hectares em 2014/15, com alta de 5,2% em um ano.

Os produtores estão menos animados com o mercado, mas, do Centro-Oeste ao Sul, recebem informações positivas sobre o comportamento do clima e levam isso em conta no planejamento do plantio, aponta o relatório. A FCStone elevou sua previsão considerado a expectativa de El Niño moderado, fenômeno que promete chuvas para a maior parte do Brasil.

Para o milho, a consultoria prevê área 4,7% menor, de 6,21 milhões de hectares. Os técnicos consideram que o cereal está perto ou abaixo dos preços mínimos em todo o país, e que há dúvidas sobre o volume das exportações, desestimulando a produção.

Queda

R$ 54,7 foi a cotação média da soja no mercado paranaense no fechamento da semana, com recuo de 1,3%, apesar da reação positiva de 1,5% registrada na Bolsa de Chicago.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.