CI

Trigo: Efeitos do El Niño começarão a serem sentidos em outubro

Aponta o boletim da Consultoria Trigo & Farinhas



De acordo com José Luis Aiello, diretor científico do GEA (Guia Estratégico para o Agro) afirma que o efeito “regador” do fenômeno climático El Niño começa em outubro. “Há necessidade de água para melhorar os rendimentos, mas a preocupação está nos possíveis excessos hídricos. Na região oeste de Argentina se nota falta de água”, aponta o boletim da Consultoria Trigo & Farinhas.


Segundo detalhou o GEA no site da Bolsa de Comércio de Rosário, “45% do trigo se encontra perfilhando e 33% lançando folhas. Os primeiros lotes semeados têm a espiga embuchada (19%) e porção menor de lotes está espigando. Neste período crucial de definição de rendimentos, a condição do cultivo é boa a muito boa para 80% dos quadros. A aparência do cereal é similar à da safra anterior, mas em muitos casos o nitrogênio é escasso, o que resulta evidente pela cor amarelada das folhas”.


O relatório acrescenta que as primeiras estimativas sobre rendimento mostram 3.000 a 4.000 kg/ha, assinalando, porém, que é ampla a diferença, dependendo dos níveis de fertilização. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.