CI

Avião agrícola cai e duas pessoas morrem em Cachoeira do Sul no RS

Aeronave sobrevoava louvara de soja


A queda de um avião agrícola, em uma lavoura de soja, resultou na morte de duas pessoas em Cachoeira do Sul, na região Central do Rio Grande do Sul. O acidente ocorreu na manhã desta quarta-feira (29.01). Os nomes das vítimas não foram revelados.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o instrutor e o aluno morreram na hora. Uma pane na aeronave teria motivado a queda. O avião pertence à empresa Aviação Agrícola Santos Dumont, da própria cidade de Cachoeira do Sul.

Segundo dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), em 2012, foram registrados 24 acidentes com aviões agrícolas no Brasil, resultando na morte de sete pessoas. Os números referentes a 2013 serão revelados em fevereiro pelo Cenipa.


Frota nacional 

Atualmente, o Brasil tem a segunda maior frota mundial de aviação agrícola, com cerca de 1,8 mil aeronaves, segundo dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), da Anac. Dentro do País, a maior frota está no Mato Grosso, com 413 aviões, seguido do Rio Grande do Sul, com 397, e São Paulo com 252 aeronaves.

Formação

Para se tornar piloto agrícola, o profissional precisa antes fazer o curso de piloto privado e em seguida tornar-se piloto comercial. Somente depois dessas etapas (e somando um mínimo de 370 horas de voo) pode matricular-se em um Curso de Piloto Agrícola (Cavag). No Brasil são quatro escolas de pilotagem habilitadas a formar profissionais para aviação agrícola. Duas delas no Rio Grande do Sul. Além da Aviação Agrícola Santos Dumont, de Cachoeira do Sul, uma outra escola fica situada na cidade de Carazinho.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.