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Brasil precisa de concorrência em mercado de pesticidas - 9ª AgrochemShow

Diz consultor Flavio Hirata, da Allier Brasil


 

Na visão do consultor Flavio Hirata, da Allier Brasil, o que o mercado brasileiro precisa é de maior concorrência para beneficiar o consumidor final. Para isso, de acordo com o especialista, é preciso agilizar os processos de avaliação e registro de novos agroquímicos.

“Competição é benéfica para o cliente, pois flexibiliza e desregula preços, disponibiliza crédito e força melhorias e inovações. É algo fundamental para o Brasil, porque além de alimentos, a agricultura significa receita para o País. Agilizar o registro vai aumentar a competitividade, porque facilita a entrada de novos players no mercado”, justifica o especialista.

De acordo com Hirata, o acesso para novos “entrantes” está complicado, porque as grandes empresas do setor de defensivos agrícolas impõem barreiras. “Exigem exclusividade dos distribuidores e já possuem crédito disponível para clientes”, explica ele.

“A maior barreira para acessar o mercado brasileiro de agroquímicos é o registro de novos produtos, pois é demorado, demanda alto custo e é imprevisível. No entanto, esse mercado é extremamente atrativo, pois gera US$ 9 bilhões ao ano atualmente e tem potencial de alcançar US$ 16 bilhões em poucos anos, e as margens seguem sendo elevadas”, conclui.

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