CI

Especialista aponta como diminuir perda na aplicação de agroquímicos

Dicas do engenheiro agrônomo Carlos Dellavalle Filho



O engenheiro agrônomo Carlos Dellavalle Filho destaca as práticas necessárias para conseguir aplicar o máximo possível de quantidade de um agroquímico no objetivo, ou alvo, evitando assim perdas. Segundo ele, além do aspecto financeiro pelo desperdício do produto, deve-se evitar também o mau uso de “combustível, mão de obra e tempo”, além dos “danos aos cultivos, pessoas e ao meio ambiente”.


“Devemos planejar as aplicações avaliando desde situações climáticas, velocidade de aplicação, hábitos de segurança (uso de E.P.I) e sempre seguir as recomendações e doses corretas para determinada situação, com a utilização de produtos registrados para as culturas com os volumes de calda (L/ha) apropriados”, explica ele.

Sobre a chamada “deriva”, Dellavalle Filho afirma que, “quanto maior é a intensidade dos ventos e ou menores forem as gotas produzidas, maior será a quantidade de gotas desviadas do alvo. Já que a intensidade dos ventos não é um fator controlável pelo aplicador (operador), cabe a ele calibrar bem a máquina no sentido de produzir uma pulverização que tenha menor quantidade possível de gotas com derivas sempre avaliando os aspectos mais importantes citados anteriormente (Temperatura, veloc. ventos, UR%, além da boa regulagem do equipamento)”.

Assim, durante as aplicações de agrotóxicos, deve se cuidar para que não sejam produzidas gotas muito grandes, nem muito pequenas. Gotas muito finas menores que 100 μm são arrastadas com facilidade pelo vento e gotas maiores que 800 μm tendem a escorrer da superfície das folhas (Lefebvre, 1989). Por essas razões é necessário conhecer muito bem as características técnicas dos bicos a serem empregados nos tratos culturais e com isso aplicações eficientes e seguras.

“O ideal é sempre verificar a eficiência da aplicação com o uso de papel sensível, com isso podemos observar o tamanho das gotas e a cobertura no papel. Devemos também sempre observar o pH da água que estamos utilizando e verificar qual o pH ideal que o produto necessita. E outra dica importante é a questão de espuma no tanque”, completa o especialista.

O engenheiro da Deagro Produtos Agrícolas Ltda. explica que “cada modelo de bico de pulverização apresenta algumas características peculiares que os diferencia. No entanto, todos eles apresentam uma faixa ideal de pressão de trabalho e estão disponíveis com aberturas de diferentes tamanhos. O importante é alinhar bem com um profissional da área qual o melhor para cada situação”.


Ele elenca outro fator não menos importante que deve ser levado em conta no momento da aplicação: “a exposição do alvo: ou seja, quando a praga está mais exposta, fica mais suscetível ao produto e em um grau de infestação que justifique o custo da aplicação pelos danos reais e potenciais causados aos cultivos seja soja, milho, trigo ou qualquer outra cultura de interesse econômico”.
 
“Esse aspecto do momento se pode incluir também a condição atmosférica, a hora da aplicação, porque não são raras as vezes em que essas condições não são ideais ou se modificam durante o tempo de trabalho, exigindo alterações significativas no processo de pulverização levando a incluir em certos casos a sua interrupção”, acrescenta.

Em resumo, Carlos Dellavalle Filho destaca que “a correta escolha do bico a utilizar, sua manutenção e conservação, o controle do tamanho da gota, deriva, deposição das gotas geradas e condições climáticas são fatores fundamentais para que se possa obter o máximo de sucesso na aplicação de qualquer produto seja agroquímico ou fertilizante foliar, e sempre com o uso de E.P.I e buscando a sustentabilidade, com um pensamento no meio ambiente e no próprio homem”.

Confira também: Não se pode confundir aplicação com pulverização, diz especialista

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.