CI

Nova meta fiscal: Agronegócio é o menos afetado

Avaliação do analista sênior da T&F, Luiz Pacheco


Na avaliação do analista sênior da Consultoria Trigo & Farinhas, Luiz Carlos Pacheco, não deve haver maiores impactos para o setor produtivo rural em função da nova meta fiscal aprovada pelo Congresso Nacional nesta madrugada. “Acho que, de todos os setores da economia, o agronegócio é o menos afetado, tanto pela crise, como pelos remédios para combatê-la”, aponta.

“Os efeitos podem ocorrer via cotação do dólar, já que a exportação de commodities é toda baseada nesta moeda. Mas, se, por um lado, diminui os preços dos produtos vendidos, também diminui o preço dos insumos comprados, muitos dos quais são importados”, explica o especialista.

Especificamente sobre o setor do trigo, ele diz que “há uma parte do mercado de farinhas (o das farinhas industriais, matéria prima de biscoitos e massas) que foi muito afetado pela crise, porque as donas de casa que sofreram desemprego em casa (dela ou do marido) deixaram de comprar estes produtos, por serem considerados supérfluos. Então uma retomada do emprego revigoraria as vendas do setor. Mas, isto já faz parte do setor industrial e o seu remédio é o mesmo para todos os outros setores do país”, conclui.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.