CI

TAM Aviação Executiva e Bell Helicopter fazem tour inédito

com o novo mock-up do Bell 505 Jet Ranger X



A TAM Aviação Executiva e a Bell Helicopters, empresa subsidiária da Textron Inc. e líder mundial na fabricação de helicópteros, realizam, pela primeira vez no país, um tour com o novo mock-up do Bell 505 Jet Ranger X.

Trata-se de um projeto inovador em que o helicóptero percorrerá, a partir de setembro, as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, a bordo de uma carreta especialmente preparada para o mock-up, o que permite a clientes e operadores verem de perto o mais espaçoso monoturbina leve do mercado, recém-lançado pela Bell.


“O Bell 505 Jet Ranger X possui características muito apreciadas pelos brasileiros, como maior espaço interno, muita potência e baixo custo operacional. O resultado é que, desde seu lançamento, no ano passado, já temos várias posições encomendadas”, explica Rafael Mugnaini, Diretor de Helicópteros e Operações da TAM AE. Até o momento, foram realizadas mais de 300 reservas de posição no mundo todo, o que confirma o sucesso do modelo.

A aeronave possui tecnologia de ponta com aviônicos Garmin G1000H totalmente integrados com duas telas de LCD de 10,4 polegadas, além de motor Turbomeca Arrius 2R com sistema FADEC (com duplo canal), HTAWS (sistema de alerta de terreno), cartas aeronáuticas digitais, visão sintética, sistema “Pathway in the Sky” opcionais, e excelente visibilidade para a tripulação.

Outro grande destaque é a versatilidade de sua cabine, que tem capacidade para até cinco pessoas, e foi projetada com assentos anticrash, que podem ser facilmente removidos ou dobrados. Seu piso é totalmente plano, e as portas são mais largas, quando comparadas às habituais, para facilitar o acesso de passageiros e cargas.


A bordo do Bell 505 Jet Ranger X, os passageiros não precisam se preocupar com o barulho, muito comum em helicópteros, uma vez que o modelo é mais silencioso que as limitações de ruído do Estágio 3 ICAO.

Vale ressaltar que a Bell foi a primeira empresa do mundo a obter certificação para helicópteros comerciais e, ao longo de sua história, já entregou mais de 35 mil aeronaves. Com dois protótipos de helicópteros para teste, o Bell 505 Jet Ranger X acumula mais de 200 horas de voos, e sua certificação pela Federal Aviation Administration (FAA) está prevista para o primeiro semestre de 2016. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.