Gilberto R. Cunha

Gilberto R. Cunha

Data cadastro: 28/02/2005
Colunas: 31
Leituras: 98.394
Localidade: Porto Alegre/RS
Atividade: Agronomia

Gilberto R. Cunha é agrometeorologista. Nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em 22 de dezembro de 1958. Fez o curso primário no Grupo Escolar Catulo da Paixão Cearense, em Sombrio, Santa Catarina, e no Colégio Júlio César Ribeiro de Souza, em Alvorada, RS. Estudou no Ginásio Estadual Pe. Leo, em Porto Alegre, e cursou a Escola Técnica de Agricultura (ETA), em Viamão, entre 1975 e 1978. Formado em agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no ano de 1985, obteve, por essa mesma universidade, os títulos de mestre e de doutor na área de meteorologia agrícola, em 1988 e 1991, respectivamente.

Antes do seu ingresso como pesquisador da Embrapa Trigo, em agosto de 1989, trabalhou como auxiliar de pesquisa no serviço de meteorologia agrícola do Instituto de Pesquisas Agronômicas (Ipagro), em Porto Alegre, entre 1978 e 1989, e como professor de climatologia agrícola na Universidade Luterana do Brasil, em Canoas.

Realizou vários cursos sobre meteorologia e suas aplicações na agricultura. Entre esses: Curso Internacional de Meteorologia Aplicada à Irrigação, Cursos de Análise e Interpretação de Imagens de Satélites e Computer Simulation for Crop Growth and Nutrient Management. Além de ter integrado o programa de treinamento do convênio Inta-Cimmyt, sobre Investigacón en el Manejo del Trigo y Transferencia Tecnologica, realizado na Argentina, em 1992.

Atualmente, dedica-se a estudos relacionados com aplicações da meteorologia na redução de riscos climáticos em agricultura. Com destaque: Programa de Zoneamento Agrícola do Brasil e Desenvolvimento de Sistemas de Gerenciamento de Riscos Climáticos na Agricultura do Sul do Brasil.


Ainda, é bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e membro da Academia Passo-Fundense de Letras, onde ocupa a Cadeira 15.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.