CI

Advogado indígena denuncia que Funai incita conflitos

Acusa ainda MP de processar indígenas por tentar produzir em suas terras


 

A Funai (Fundação Nacional do Índio) não é o órgão de estado para o qual foi criada, mas uma grande ONG (organização não-governamental) que incita conflitos. A afirmação é do advogado e cientista político Ubiratan Maia, indígena da tribo Wapichana (originária do estado de Roraima) em depoimento prestado na última quinta-feira (28.04) na CPI da Funai/Incra. 

De acordo com ele, A Funai usa seus recursos para articulação social e manifestações em Brasília, e não para assistência aos índios. “Os níveis de miséria só crescem nas comunidades, mas toda vez que tentam alguma alternativa as autoridades desautorizam”, criticou.

Ubiratan acusou também o Ministério Público Federal de processar indígenas que tentam empreender atividade produtiva rural em áreas do estado de Santa Catarina.

Segundo o advogado, a Funai usa ainda poderes desproporcionais ao fazer laudos e selecionar brancos de olhos azuis que se autodeclaram índios para obter benefícios, como as cotas universitárias.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.