CI

AgroBrasília terá seminário sobre energias renováveis na agricultura familiar

Além de produzir a maior parte dos alimentos que chegam à mesa do brasileiro, o agricultor familiar também pode ser um produtor.


Além de produzir a maior parte dos alimentos que chegam à mesa do brasileiro, o agricultor familiar também pode ser um produtor de energia renovável, seja para consumo na propriedade seja para comercializar. Para discutir essas possibilidades a Emater/DF, a Embrapa Agroenergia e a Coordenadoria de Biocombustíveis do Ministério do Desenvolvimento Agrário promovem o Seminário "Energias Renováveis para Agricultura Familiar". O evento acontece no primeiro dia da AgroBrasilia, 10/05, às 10 horas no auditório da Emater na Feira.

A  utilização de fontes de energias renováveis, principalmente aquelas provenientes do sol, ventos e biomassa é uma oportunidade para a solução de diversos desafios.  O Presidente da Emater/DF, Argileu Martins, salienta que "Para que haja sustentabilidade no complexo sistema de produção agropecuária faz-se necessário disponibilizar o conhecimento existente para o uso das diversas fontes de energia e também apresentar as possibilidades objetivas de substituição das fontes tradicionais, de  financiamento, retorno de capital, equipamentos disponíveis, dando segurança aos produtores para a inovação tecnológica", destaca Argileu Martins.

Para abrir o Seminário, a Embrapa Agroenergia irá proferir palestra sobre as possibilidades de energias renováveis que podem ser produzidas nas propriedades dos agricultores familiares e as pesquisas que estão sendo desenvolvidas principalmente a partir da biomassa, explica o Chefe de Pesquisa desse centro de pesquisa, Guy de Capdeville. Além disso, foram convidadas empresas privadas para expor algumas das tecnologias existentes no mercado. Também estarão presentes no evento a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a Associação Brasileira de Biogás e Biometano (Abiogás) e as empresas Enersurd, Eco-Inove e Ecam, além das Secretarias de Meio Ambiente do Distrito Federal e da de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Adicionalmente, a Emater/DF irá falar sobre a importância da capacitação dos técnicos nessa vertente sustentável de energia e na assistência técnica que irão prestar aos agricultores e o MDA tratará do uso dessas tecnologias de geração em pequena escala, especialmente em relação a viabilidade do uso das fontes renováveis em pequena escala e a disseminação dessas tecnologias para todas as regiões do País, considerando as suas peculiaridades.

Marco Pavarino, coordenador de biocombustíveis do MDA salienta que as oportunidades de geração das diversas formas de energia a partir de fontes como o sol, os ventos e a biomassa são realidades cada vez mais próximas da agricultura familiar. "Vender os desafios tecnológicos e encontrar formas de viabilizar recursos para financiar sistemas de geração de energias a partir destas fontes renováveis permitirá mais qualidade de vida para os agricultores familiares, mais sustentabilidade do sistema produtivo e agregar mais valor na produção de alimentos", reforça Pavarino.

A inovação tecnológica é uma necessidade da agropecuária brasileira e em especial da agricultura familiar, por vários fatores, dentre eles a necessidade permanente de produzir, reduzindo custos de produção, aumentar a produtividade e preservar os recursos naturais, conclui Argileu Martins.

EVAF

O Seminário está inserido na proposta de divulgar as tecnologias de energias renováveis para os agricultores familiares. As tecnologias estarão expostas no Espaço de Valorização da Agricultura Familiar – EVAF dentro da AgroBrasília. Neste espaço, incluem-se 14 circuitos com mostras de tecnologias direcionadas a este público. Um deles é o de energias renováveis, explica o chefe de pesquisa da Embrapa Agroenergia, Guy de Capdeville, com mostras de energias a partir das fontes solar, eólica e de biomassa, como o biogás, e de matérias-primas para o biodiesel. "Estaremos produzindo biodiesel ao vivo e a equipe do MDA estará explicando como o agricultor familiar participa do Programa por meio do Selo Combustível Social", complementa Capdeville.  Neste circuito, as empresas Enersud estarão apresentando tecnologias que podem ser usadas em sistemas de produção.

O presidente da Emater/DF, Argileu Martins enfatiza que "o circuito tecnológico e o seminário organizado no Espaço de Valorização da Agricultura Familiar, EVAF, na AgroBrasília, trará oportunidade para técnicos e produtores debaterem e compartilharem conhecimento sobre o tema".

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.