CI

Governo deve prorrogar por 1 ano prazo para Cadastro Ambiental Rural

Governo federal tem recebido uma série de pedidos nos últimos dias


SÃO PAULO (Reuters) - O governo deve anunciar na segunda-feira a prorrogação por um ano do prazo para que os agricultores se cadastrem no Cadastro Ambiental Rural (CAR), disse o Ministério do Meio Ambiente nesta quinta-feira.

O prazo atual se encerra no dia 5 de maio. A adesão ao CAR é a primeira de uma série de etapas que todos os produtores rurais do Brasil precisam seguir para se enquadrar nas regras do novo Código Florestal, aprovado em 2012.

Se agricultores não estiveram inscritos até 2017, ficarão impedidos de obter financiamentos, por exemplo.

O secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Gaetani, disse nesta quinta durante debate na Câmara dos Deputados que o prazo deverá ser prorrogado.

Procurada pela Reuters, a assessoria de imprensa da pasta informou que a prorrogação deve ser anunciada na segunda-feira, véspera do fim do prazo inicial, em entrevista coletiva das ministras Izabella Teixeira (Meio Ambiente), Kátia Abreu (Agricultura) e do ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias.


O governo federal tem recebido uma série de pedidos nos últimos dias por parte de governos estaduais e de entidades representativas do agronegócio para oficializar a prorrogação.

Depois de um ano rodando, o CAR recebeu até o dia 15 inscrições de apenas 605 mil imóveis rurais, menos de 12 por cento do total de 5,2 milhões de imóveis passíveis de cadastro, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente.

Quando analisada a área cadastrada, o total chega a 37 por cento do total passível. A diferença de percentuais indica que houve mais cadastros entre grandes propriedades, com baixa adesão de pequenos produtores.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.