CI

Lanagro, garantia de segurança alimentar e sanidade animal e vegetal

Uma das atribuições da Rede Lanagro é assegurar a sanidade vegetal


Monitoramento laboratorial da saúde dos rebanhos e das plantações e controle e fiscalização de alimentos, bebidas e insumos produzidos e comercializados no Brasil. Esta é a principal missão do Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro), vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Responsável pela produção de informações que garantem a segurança alimentar no país, a rede de laboratórios foi criada oficialmente em 2005, embora essas unidades do Mapa já funcionassem desde a década de 1940. “Nesses últimos 10 anos, houve uma série de investimentos em tecnologia e recursos humanos, visando dar suporte laboratorial adequado às diferentes áreas de atuação do ministério”, destaca o coordenador-geral de Laboratórios Agropecuários do Mapa, Leandro Barbiéri.

Ao todo, a rede Lanagro tem seis unidades, localizadas no Rio Grande do Sul, em São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Pernambuco e no Pará. Nesta entrevista, Barbiéri fala sobre o trabalho do Lanagro – uma unidade descentralizada do Mapa pertencente à Rede Oficial de Laboratórios, subordinada à Coordenação-Geral de Laboratórios Agropecuários e vinculada à Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA).

Como o Lanagro está estruturado e organizado?

Leandro Barbiéri – Nesses últimos 10 anos, houve uma série de investimentos em tecnologia e recursos humanos, visando dar suporte laboratorial adequado às diferentes áreas de atuação do Mapa. Entre as habilitações do Lanagro, podemos mencionar a execução de análises oficiais, atuação como centro de referência nacional em assuntos laboratoriais e realização de auditoria em laboratórios credenciados da rede nacional de laboratórios agropecuários e ações de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação em métodos analíticos. Além disso, ele também é um centro regional de difusão de tecnologia e conhecimento e faz estudos na área de laboratórios, além da manutenção de bancos de materiais de referência.

Como são feitas as análises oficiais do Lanagro?

Barbiéri – A rede de laboratórios é importante dentro da cadeia de controle, funcionando como pontos de verificação e subsidiando informações técnicas para a tomada de decisões. O Lanagro recebe demandas oficiais do Mapa. A partir disso, amostras são coletadas por técnicos dos serviços oficiais e encaminhadas aos laboratórios para avaliação, tanto em programas de monitoramento como em amostras suspeitas. Os resultados obtidos são encaminhados à origem para a definição de quais medidas devem ser tomadas.

Qual a importância da atuação do Lanagro para os consumidores?

Barbiéri – O objetivo final do trabalho do Lanagro é assegurar à sociedade a sanidade agrícola e dos rebanhos, avalizando a entrega de produtos aptos ao consumo. A qualidade e a segurança alimentar que estão na mesa da população e/ou a garantia de abertura de mercados internacionais aos produtos brasileiros passam pelo suporte laboratorial fornecido por essa rede. Consumir um produto com a identificação SIF (Serviço de Inspeção Federal) significa que o conteúdo passou pela inspeção de profissionais do Mapa, sendo que muitos desses produtos tiveram resultados gerados pelas unidades do Lanagro, atestando o atendimento de requisitos às normas internacionais de segurança.

Quais os principais avanços nesses últimos anos?

Barbiéri – Os avanços obtidos são comprovados pel as constantes missões estrangeiras que realizam avaliações das condições de controle no Brasil e declaram os trabalhos laboratoriais desenvolvidos no país equivalentes aos seus respectivos sistemas. Esse fato confirma que o Lanagro dispõe de uma estrutura laboratorial moderna e competitiva, alinhada às políticas e diretrizes internacionais dos principais centros de referência do mundo. Ter um complexo laboratorial desse aporte tecnológico e científico é um privilégio para o Brasil, já que esse trabalho não se restringe à área laboratorial, mas atinge também as áreas econômica, política, social, cultural, educativa. 
 
Quais métodos importantes desenvolvidos pelo Lanagro este ano?

Barbiéri – Um exemplo de método comprovado pelo Lanagro, no Rio Grande do Sul, é utilizado agora para combater adulteração do queijo Minas Frescal. A finalidade é ajudar a conter essa irregularidade, que é a substituição do leite por soro na elaboração do produto. São usadas técnicas específicas como a eletroforese em gel, que separa o queijo em bandas e permite a identificação das amostras pela sua massa molecular. Esse método foi validado de acordo com as recomendações internacionais e já foi incluído na unidade laboratorial do Lanagro-RS.  Outro método importante implantado pelo Lanagro, em Goiás, é o que permite a identificação do pescado por análises do seu DNA. Por exemplo, é possível identificar se o filé de pescado comercializado é, de fato, da espécie declarada no rótulo/embalagem ou uma fraude.

Quais são os próximos desafios da rede de laboratório?

Barbiéri – Os desafios são constantes. Oferecer maior capacidade operacional com agilidade e menor custo! Tornar a Rede de Laboratórios do Mapa referência mundial em prestação de serviços laboratoriais com investimentos constantes, treinamentos, desenvolvimento e implantação de diferentes métodos de análises.

Quais os critérios para um laboratório ser certificado como referência nacional em assuntos laboratoriais?

Barbiéri – Na área laboratorial, a acreditação à Norma ISO/IEC 17025:2005 é o padrão internacionalmente aceito para demonstrar que o laboratório atende aos requisitos de gestão da qualidade. A acreditação à referida norma foi definida como estratégia para toda a Rede Lanagro, sendo todos os laboratórios acreditados.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.