CI

Lavoura da Abertura da Colheita não sente efeitos nocivos do clima

Uso de alta tecnologia


Uso de alta tecnologia e plantio no cedo são fatores que contribuíram para o bom desenvolvimento

Diferentemente do que ocorre na média das lavouras arrozeiras gaúchas, que enfrentam atraso no plantio por conta do clima adverso, a lavoura-modelo que será o palco da 25ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em Tapes, no dia 7 de fevereiro de 2015, está muito bem estabelecida. Cultivada no sistema pré-germinado, com semeadura manual, preparo no barro e na água, uma das novidades tecnológicas que lhe foram agregadas é a época de semeadura. Na região da Planície Costeira Interna à Lagoa dos Patos não é hábito semear em meados de setembro, o que foi necessário para que no início de fevereiro a área esteja pronta para colher. 

Para o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Henrique Osório Dornelles, “mais uma vez, como ocorreu no início deste ano em Mostardas, em terras julgadas impróprias para o cultivo, a Federação quebrou um tabu com o uso de alta tecnologia para gerar uma lavoura de alto nível”. E a época de semeadura será considerada uma das tecnologias a ser observada na área referencial, no Parque do Sindicato Rural de Tapes, no início de fevereiro. A lavoura ainda agregou a tecnologia do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) para altas produtividades, recomendações de manejo de fertilizantes, e a variedade Irga 428, numa área de 1,4 hectare.

A 25ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz acontecerá em Tapes de 5 a 7 de fevereiro de 2015, numa promoção da Federarroz e da Associação de Arrozeiros do município, com apoio do Sindicato Rural de Tapes, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Irga, entre outras instituições ligadas ao setor. Próximo da lavoura-modelo foram instalados os experimentos da Vitrine Tecnológica, com 13 empresas participantes expondo o que há de mais moderno e eficiente em insumos e técnicas para o manejo do arroz. Cerca de 12 mil visitantes são esperados nos três dias do maior evento da produção arrozeira da América.

FÓRUM – A programação técnica e de palestras também avança em passos largos. O Fórum Técnico Comercial já confirmou a participação do palestrante internacional Patrício Méndez Del Villar, analista de mercado mundial do Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad), da França. Já para o Fórum Técnico Produtivo o tema será: Resistência de invasoras e tendências de pesquisas de campo, também com um palestrante de nível internacional que deve ser anunciado nos próximos dias. Na programação paralela a este fórum, com atividades especialmente dirigidas ao público feminino, já estão confirmadas oficinas técnicas a cargo do Senar-RS.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.