CI

Programa Pró-Armazenagem é apresentado durante Simpósio Sul de Pós-Colheita de Grãos

A exposição aconteceu na terça-feira (28/06), durante a 7ª edição do Simpósio Sul de Pós-Colheita de Grãos que acontece em Erechim até quinta-feira (30/06).


O Programa Estadual Pró-Armazenagem foi apresentado pelo coordenador geral das Câmaras Setoriais, Rodrigo Ramos Rizzo e Valdomiro Hass, ambos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), que expuseram a reestruturação do programa que visa a qualificação da secagem e armazenagem de grãos no Rio Grande do Sul. A exposição aconteceu na terça-feira (28/06), durante a 7ª edição do Simpósio Sul de Pós-Colheita de Grãos que acontece em Erechim até quinta-feira (30/06). O simpósio tem como tema "Sustentabilidade: Armazenagem e Segurança Alimentar". 

Rizzo observou que o programa visa ainda incentivar o produtor a manter os grãos em suas unidades na propriedade, por meio de resolução do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), ofertar produtos com mais qualidade e segurança ao mercado consumidor, reduzir custos e perdas com transporte, entre outros. Entre os desafios, destacou a necessidade de fazer um levantamento da real capacidade de armazenagem das propriedades rurais, assegurar qualidade aos produtos armazenados e a dispensa de licenciamento para este tipo de empreendimentos, a exemplo do Paraná, que tem dispensa até 7.500 toneladas. 

Já em relação às estratégias, destacou a introdução de boas práticas de armazenagem, apoio a construção de silos-secadores com uso de ar natural forçado, além de capacitação de técnicos e agricultores. "Essa politica agrícola, assim como outras, privilegia a implantação de unidades secadoras e ou armazenadoras em propriedades rurais. Também contribuirá para que o produtor possa manter e aumentar sua renda, reduzindo perdas e flutuações de preços. Além disso, podemos eliminar o alto fluxo de caminhões nas estradas durante a colheita", explicou.

O simpósio é promovido pela Associação Brasileira de Pós-Colheita de Grãos (Abrapós), e realizado pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Erechim e Cotrel, com apoio de diversas empresas.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.