CI

Volume embarcado sustenta faturamento do agronegócio

Bom desempenho das exportações brasileiras do agronegócio em 2014


Em junho de 2014, a receita das exportações do agronegócio brasileiro alcançou U$$ 9,7 bilhões, superando em 4,6 % o valor de junho de 2013. No agregado de janeiro a junho de 2014, no entanto, o montante em dólares ficou um pouco abaixo dos U$$ 50 bilhões, o que representa queda de 1% em relação ao resultado obtido no mesmo período do ano anterior. No acumulado de julho/13 a junho/14 também houve retração na receita dos envios relacionados ao agronegócio, de 1%. Já a participação do setor nas exportações totais do País continua em crescimento e atingiu 44,4% no primeiro semestre de 2014.

A manutenção do faturamento das exportações do agronegócio brasileiro esteve relacionada ao crescimento de volume embarcado dos produtos do complexo da soja (grão, farelo e óleo), café, carne bovina e madeira. Em termos de preços, no entanto, apenas a carne suína, o farelo de soja, frutas e etanol apresentaram alta. Dessa forma, o bom desempenho das exportações brasileiras do agronegócio em 2014 resultou do maior volume embarcado, uma vez que as cotações dos principais produtos exportados, como açúcar, café, carne de aves e suco de laranja se mantiveram em queda no período.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.