CI

Workshop discute a aplicação do Programa Boas Práticas Agropecuárias – Bovinos de Corte no RS

O objetivo do encontro foi nivelar e atualizar a aplicação de todos os critérios do programa para os produtores de bovinos de corte gaúchos.


Foi realizado na última sexta-feira (29/04), na Embrapa Pecuária Sul, em Bagé (RS), um workshop para discutir a aplicação do Programa Boas Práticas Agropecuárias – Bovinos de Corte (BPA) no estado do Rio Grande de Sul. Participaram da reunião de trabalho representantes da Embrapa Pecuária Sul, que é responsável pela coordenação do programa na Região Sul do Brasil, e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RS), que está aplicando o BPA em propriedades pecuárias do estado. O objetivo do encontro foi nivelar e atualizar a aplicação de todos os critérios do programa para os produtores de bovinos de corte gaúchos.

Atualmente no estado do Rio Grande do Sul, 10 grupos estão participando do BPA, totalizando 120 produtores, alguns com o módulo de treinamento já encerrado. De acordo com a Chefe adjunta de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pecuária Sul, Estefania Damboriarena, a reunião serviu para discutir a adaptação do programa para a realidade do estado. "O Senar é o parceiro para a aplicação do programa e um dos temas tratados no encontro foi a sensibilização e capacitação dos pecuaristas a aderirem ao BPA, aumentando a abrangência do trabalho", ressaltou. No dia 13 de maio, um grupo de produtores da região de São Francisco de Paula recebem certificação de implantação do BPA, depois de atingirem os requisitos mínimos do programa. Os grupos são formados a partir de demandas dos Sindicatos e Associações Rurais do estado, mediante o interesse de produtores das respectivas regiões.

As Boas Práticas Agropecuárias – Bovinos de Corte (BPA) referem-se a um conjunto de normas e de procedimentos a serem observados pelos produtores rurais, que além de tornar os sistemas de produção mais rentáveis e competitivos, asseguram também a oferta de alimentos seguros, oriundos de sistemas de produção sustentáveis. Nas propriedades que participam do programa são avaliados 133 quesitos de 13 diferentes itens, englobando aspectos como gestão da propriedade, gestão ambiental, controle sanitário, bem-estar animal, função social do imóvel rural, entre outros. No final do programa, é emitida uma certificação àqueles produtores que entram em conformidades com as recomendações previstas.

O programa é coordenado nacionalmente pela Embrapa Gado de Corte, que está realizando uma readequação dos procedimentos, com o objetivo de simplificar a aplicação do BPA. Nesse sentido, a reunião realizada serviu também para as instituições formularem sugestões de alterações no programa. "O objetivo é adequar o programa à realidade da pecuária desenvolvida no estado, que é diferente de outras regiões do país", finalizou Damboriarena.   

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.