CI

Mapeamento da mangaba no Brasil

O Dia de Campo na TV vai falar sobre o mapeamento da mangaba no Brasil


O Dia de Campo na TV vai falar sobre o mapeamento da mangaba no Brasil, uma pesquisa de treze anos realizada por profissionais de diferentes formações interessados na produção de conhecimento sobre as áreas de mangabeiras nativas, na melhoria de vida de populações em situação de vulnerabilidade social e na conservação da biodiversidade, sobretudo das áreas naturais de ocorrência da fruta. A mangaba é um dos frutos mais apreciados no Nordeste e com ela se fabrica doces, geleias, bombons, bolos e outros confeitos.

A maior parte da mangaba comercializada advém do extrativismo. Acontece que as plantas estão situadas em terras alheias ou devolutas. Esse é o maior problema enfrentado por homens e mulheres que vivem da colheita da mangabeira. Com a expansão mobiliária, os proprietários passaram a cercar terrenos, loteá-los e logo são construídas casas, condomínios, criatórios de camarão, plantios de cana-de-açúcar, eucalipto destruindo as mangabeiras existentes ou impedindo o acesso às mangabas. Preocupadas com essa situação, as catadoras decidiram se organizar e agir para defender os seus modos de vida e a fonte de sustento de suas famílias.

Devido à importância e à conservação das etapas e hábitos de coleta e consumo do fruto, bem como à conservação dos seus remanescentes de mangabeira, o litoral de Sergipe foi alvo de estudos mais completos e mapeamento mais profundo. Em 2010, a Embrapa Tabuleiros Costeiros lançou o Mapa do Extrativismo da Mangaba em Sergipe – Ameaças e Demandas. O documento traça um diagnóstico detalhado sobre a realidade dos catadores da fruta no estado, suas nuances sociais, econômicas, políticas e ambientais.

O Dia de Campo na TV “Mapeamento da mangaba no Brasil” foi produzido pela Embrapa Informação Tecnológica em parceria com a Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju-SE), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Além do tema principal o programa aborda outros assuntos nos quadros – Agência Embrapa de Notícias, Sempre em Dia; Repórter em Campo; Na Mesa; Quem quer ser cientista; Minuto do Livro e Ciência e Tecnologia em Debate.

Assista ao programa (horário de Brasília):
NBR (TV do Governo Federal) – sexta-feira, a partir de 19h30
TV Câmara – sábado, às 7h, e reprise domingo no mesmo horário

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.