20/01
CME
BM&F

Soja
10,70 (20/01)
n.d.

Milho
3,66 (20/01)
34,50 (20/01)

Milho


Agricultores do sertão da Paraíba preparam o plantio de milho e feijão

Visitas: 1207

Agricultores do sertão da Paraíba preparam o plantio de milho e feijão
17/02/10 - 10:04 

Agricultores do sertão da Paraíba estão de olho no céu, à espera de chuva. Eles já começaram a preparar a terra para semear a safra do milho e do feijão.

O trabalho dos agricultores com a chegada da chuva é a cena mais comum dos últimos dias na zona rural do município de Souza, no alto sertão da Paraíba, que fica a 435 quilômetros da capital João Pessoa.

Com a terra molhada, os agricultores familiares já começaram o plantio de milho e de feijão. Desde o mês passado por causa da irregularidade das chuvas os agricultores estavam em dúvida quanto a safra deste ano, mas a partir de agora até o mês de maio, a expectativa é que esta realidade mude.

Segundo a meteorologista da agência executiva de gestão das águas da Paraíba, a Aesa, a mudança deve ser para melhor. “A partir do mês de fevereiro, a tendência é que estas chuvas se tornem mais freqüentes e mais homogêneas, porém atenção, por conta do fenômeno El Ninho, que dentro destas estações chuvosos é possível ter períodos de estiagem, de veranico dentro do próprio período chuvoso”, informa Carmen Becker, meteorologista.

A crença na regularidade das chuvas fez com que dona Francisca, o filho e a nora plantassem o milho na propriedade de quatro hectares, segundo ela, não é a primeira vez que faz o trabalho este ano, mas se precisar faz tudo outra vez. “Planto agora, se não der vamos plantar de novo”, diz.

A família de seu Francisco já deu inicio a plantação do feijão, da produção dos dois hectares, ele pretende garantir o sustento por alguns meses. Para seu Francisco e tantos outros agricultores do sertão da Paraíba que já começaram a plantar, agora a esperança vem do céu, nas nuvens carregadas a espera por chuvas regulares e nada de prejuízo.

“Eu estava meio triste, mas quando foi por volta da meia noite que a chuva começou a cair, daí eu já me animei”, diz Francisco Assis, agricultor.

A secretaria de Agropecuária e Pesca da Paraíba vai distribuir, a partir de março, um milhão e quatrocentas mil toneladas de sementes para os agricultores dos 95 municípios do sertão do estado.


Globo Rural

Notícias relacionadas

23/01/17 » Sarita Junqueira Rodas foi eleita a primeira conselheira do Fundecitrus
23/01/17 » Pecuária: Tabapuã se prepara para o Show Rural Coopavel
23/01/17 » Vendas caíram em seis dos 10 maiores exportadores de Mato Grosso do Sul
23/01/17 » Campos avança para fortalecer a agricultura
23/01/17 » Agricultura foi o setor que menos cortou vagas em 2016

Comentários

Comente esse conteúdo preenchendo o formulário abaixo e clicando em enviar






- Opiniões expressas nesse ambiente são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Portal Agrolink.

Até o momento não houve nenhum comentário para esse conteúdo.


Colunistas | Eventos  | Cadastre-se  | Agrotempo  | Feiras e Fotos  | Vídeos
Ip: 23.23.34.22 Cod: -1 Est: -1 Cid: -1

 
Fale Conosco
Em que podemos ajudá-lo?