CI

Agricultores da Região Sul comemoram aumento na produção de arroz

A primeira colheita de arroz


O aumento na produção de arroz na região do Baixo São Francisco foi comemorado, nesta sexta-feira, 27, pelos pequenos produtores do povoado Marizeira, localizado na zona rural do município de Penedo, Sul de Alagoas. A região iniciou, nesta semana, a primeira colheita de arroz prevista para a safra 2015-2016.

Em setembro deste ano, mais de 800 agricultores familiares dos perímetros irrigados da Boacica, Marituba e Itiúba foram beneficiados com 200 toneladas de sementes adquiridas pelo Governo do Estado, por meio de pregão eletrônico.

Em outubro, outras 200 toneladas foram distribuídas na região depois de uma doação intermediada pelo governador Renan Filho e pelo secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), Álvaro Vasconcelos, junto à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Para o agricultor Manoel Antônio, de 32 anos, a boa qualidade das 400 toneladas de sementes foi apontada como elemento principal desse aumento na produção. Ele participou da entrega de mais 10 toneladas de sementes à comunidade da Marizeira, promovida pela Secretaria de Estado da Agricultura dentro da programação do Governo Presente na Região Sul.

“Este ano, conseguimos colher 50 alqueires de arroz por hectare plantado, o que representa cerca de 240 quilos de arroz por hectare. Nos anos anteriores, a produção na mesma área não passava de 190 quilos. Isso aconteceu por causa da semente que nos foi entregue, que é muito diferenciada em relação às outras que chegavam pra gente”, disse Manoel.

“A quantidade de sementes entregues este ano também foi o dobro. A associação de agricultores da nossa comunidade se organizou, comprou um adubo melhor e, com isso, vamos poder fazer duas colheitas no mesmo período. Isso é muito importante para os produtores e para o consumidor, que vai ter um produto melhor na sua mesa”, observou o trabalhador rural.

O povoado da Marizeira é formado por 114 famílias que ocupam lotes de 1,5 hectare cada uma. A maioria dos moradores sobrevive do arroz ali cultivado.

De acordo com o secretário da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, o empenho do Governo do Estado em melhorar as condições de vida do homem do campo têm atraído parceiros importantes, com o mesmo objetivo, como a Conab e a Companhia de Desenvolvimentos dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).

“Com a força dessas parcerias, temos conseguido resultados significativos já no primeiro ano do governo Renan Filho. As dificuldades existem, mas estamos encontrando as soluções. A preocupação da secretaria é a mesma do governador: fazer com que o filho do homem do campo não precise abandonar sua terra para buscar sua sobrevivência na cidade grande”, disse o secretário.

A colheita e entrega das sementes de arroz foi acompanhada pelo superintendente da Codevasf em Alagoas, Luciano Chagas, pelo vice-prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, pelo presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Gustavo Lopes, o secretário de Agricultura de Penedo, Ricardo Araújo e representantes do Sebrae, da unidade de Arranjos Produtivos Locais (APL) Rizicultura do Baixo São Francisco e dos distritos de Boacica, Itiúba e Marituba.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.