CI

Anvisa retoma reavaliação do fungicida Tiram

Após contribuições recebidas em Consulta Pública


A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu reavaliar vários aspectos toxicológicos do fungicida de contato Tiram. De acordo com o órgão, o objetivo é “evitar conclusões equivocadas sobre a avaliação desse ingrediente ativo de agrotóxico, que possa representar risco à saúde da população”.

Segundo a Agência, a decisão foi tomada após análise das contribuições recebidas durante a Consulta Pública (CP nº 128, de 29 de janeiro de 2016). Também foi levado em conta informações das agências reguladoras canadense e da União Europeia, que publicaram recentemente consultas públicas com entendimentos distintos sobre o perigo e o risco do Tiram.

A Anvisa informa que a retomada da reavaliação desse ingrediente ativo só será feita em 2017, após a finalização das demais reavaliações que já estavam em andamento na Coordenação de Reavaliação da Gerência Geral de Toxicologia (GGTOX). 

A reavaliação inicial do agroquímico foi determinada em 22 de fevereiro de 2008, mas de acordo com parecer elaborado em 2015, o Tiram “não se enquadrava nas características proibitivas de registro previstas na legislação brasileira, o que resultou na proposta de Resolução de manutenção dos produtos à base de Tiram no Brasil”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.