CI

Apenas 3 países exportam sorgo para China

Argentina já percebeu oportunidade e firmou acordo fitossanitário para 2015



Atualmente, apenas Estados Unidos, Myanmar e Austrália podem exportar sorgo para os chineses, revela o Portal Agriculture.com. No entanto, existem países se apressando para poder fazer isso muito em breve, em função da demanda crescente pelo grão forrageiro no gigante asiático. 

No mês passado, a China assinou um acordo fitossanitário com a Argentina para importação na temporada 2014/2015. A superfície do grão cresceu de 1,4 milhão de acres para 2,9 milhões de acres nos últimos cinco anos no país vizinho. Lá pode ser especialmente atrativo, porque o grão não é taxado pelas retenções do governo nas exportações, como acontece no caso do milho e da soja.


"Posso dizer que outra grande vantagem na Argentina é que o sorgo é muito mais barato para produzir que milho", revela Pablo Fraga, analista de mercado da corretora BLD, de Rosario. Recentemente, a China aumentou a fiscalização sobre o sorgo produzido nos Estados Unidos. Em agosto, a Reuters revelou que as autoridades chinesas estavam sendo estritas na checagem de impurezas como resíduos de pesticidas e metais pesados no grão.

Segundo o US Grains Council, o tema não preocupa os exportadores nos Estados Unidos. "Apesar dos rumores especulativos, nenhuma lei ou regulamentação chinesa ameaça a venda de sorgo americano para a China. Nós soubemos que alguns contêiner foram rejeitados na chegada devido a descoberta de pestes proibidas. Mas a grande maioria do sorgo americano exportado passa pelas inspeções sem problemas", diz um comunicado enviado pelo conselho.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.