CI

Argentina recolhe 1 terço das embalagens vazias de fitossanitários

Dado foi revelado na Expoagro 2015



“A Argentina libera no mercado cerca de 13.450 toneladas de plástico rígido utilizado para embalagens de agroquímicos. Através dos programas existentes, recolhemos 4.360 toneladas, o que representa uns 35% por cento do total, o que situa o país em terceiro lugar no mundo em reciclagem desse material, o que é significativo em vista de que isso não é obrigatório aqui, como é em outros lugares – incluindo o Brasil”. A afirmação é do engenheiro agrônomo Frederico Elorza, coordenador técnico da Casafe (Câmara de Sanidade Agropecuária e Fertilizantes).


“A Casafe já conduz quatro programas nesse sentido: um deles é o 'Depósito OK', que é para certificação de locais de armazenagem de agroquímicos visando evitar acidentes e prejuízos para o meio ambiente nem para a saúde das pessoas. Outro programa se chama 'Agrolimpio', que promove a educação dos trabalhadores do campo para a limpeza, inutilização e devolução das embalagens usadas de fitossanitários para reciclagem”, afirmou ele.

“Um terceiro programa é para o uso responsável dos produtos fitossanitários, incluindo a utilização de EPI (equipamentos de proteção individual), como ler os rótulos de um produto, como aplicar de forma mais eficiente e evitar a 'deriva'. A quarta iniciativa é a de capacitação, que engloba os demais programas instruindo os trabalhadores em relação a todos os cuidados necessários – e que beneficiou mais de 16 mil pessoas em 2014”, completou o representante da Casafe, uma das entidades responsáveis pela “Praça das Boas Práticas de Manejo” da Expoagro Argentina 2015.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.