CI

Brasil deve voltar a comprar trigo argentino em 2016

Prevê consultoria paranaense Trigo & Farinhas



A consultoria paranaense Trigo & Farinhas divulgou uma nova previsão de produção, área e produtividade para as lavouras de trigo do Mercosul. A consultoria estima que haverá queda nas área do cereal em todos os países do bloco neste ano: Uruguai (-15,78%), Brasil (-12,06%), Paraguai (-9,3%) e Argentina (-6,8%).


Baseado nessas projeções e em informações exclusivas sobre as possíveis liberações de quotas de exportação do governo argentino, Luiz Pacheco, diretor da Trigo & Farinhas, diz que o Brasil importaria dos EUA aproximadamente 550 mil toneladas de trigo até agosto. Depois deste mês, o mercado interno seria suprido com estoque nacional com a chegada da colheita. De janeiro a julho de 2016, o Brasil seria suprido com estoques argentinos. 

"Se o clima for favorável na região, haverá abundância de estoques com 138,6% a mais acumulados na Argentina", revelou Pacheco ao Blog AgroSouth News

O governo da Argentina impõe cotas de exportação aos produtores de trigo como forma de forçar a queda do preço doméstico, mas prejudicando agricultores e exportadores. Como já existem estoques altos, a disponibilidade para exportação pularia para 7,5 milhões de toneladas em 2015/16. O governo Cristina Kirchner se aproxima do fim e a maioria dos candidatos a presidente admitem a possibilidade de revisão da política de quotas. 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.